terça-feira, 6 de maio de 2008

TEKA NASCIMENTO
POETISA AMANTE DA LIBERDADE POÉTICA
"Como sempre digo, não sou poeta...rsss, escrevo de vez em quando, agora a inspiração vem do coração."



ELOS = Diga-nos sua nacionalidade e fale um pouquinho da cidade onde você mora.

R= Sou Brasileira..nascí em São Paulo-Capital...atualmente resido no interior do Estado de São Paulo.

ELOS = Qual a sua formação escolar?

R= Sou formada em Direito.

ELOS= Qual o seu poeta ou poetisa preferido?

R= Tenho dois poetas que gosto muito....Fernando Pessoa e Florbela Spanca

ELOS= Você se inspira em algum poeta, para escrever?

R= Como sempre digo, não sou poeta...rsss, escrevo de vez em quando, agora a inspiração vem do coração.

ELOS= O que é preciso para escrever bem?

R= O mínimo conhecimento da lingua portuguesa...rs

ELOS= Quais qualidades pessoais isso exige?

R= Ler!!!!...ler muito e sempre!!!!

ELOS= Antes de saber escrever bem, é preciso saber por que se escreve?

R=Não creio que exista um motivo definido para se escrever!
Simplesmente escrevemos.

ELOS= Enquanto escreve, sua vontade maior é agradar ou se satisfazer?

R= Nunca pensei nisso... mas creio que é para me satisfazer.

ELOS = Colocando-se apenas no papel de leitor de sua obra, existe a possibilidade de considerar qualquer trabalho seu um fracasso?

R= Com certeza....rsss

ELOS = Ao terminar de escrever um texto, você aceita e gosta do resultado unicamente porque é responsável por ele?

R= Gosto e aceito, pois acabei de dar a luz a mais um filho!!!

ELOS= Uma escritora inglesa expôs a seguinte opinião: “poesia não é uma expressão da personalidade, mas uma fuga dela”. E ela explica: “personalidade é muito mais do que detalhes autobiográficos, é o nosso próprio modo de processar o mundo, nossa maneira de ser, e não pode ser artificialmente retirado de nossas atividades: é nosso jeito de ser ativos”. Você acha que é preciso ter conhecimento e aproveitar um pouco dos dois lados na criação, ou apenas trabalhar com um deles é suficiente?

R= No meu ver..."poesia é a expressão dos sentimentos, daquilo que vai na alma e coração"e certamente ela se mistura...portanto temos que trabalhar os dois lados sempre.

ELOS= Já teve alguma poesia sua que sofreu uma critica desfavorável?
Se teve, qual foi sua reação?

R= muitasssss...achei ótimo, críticas são sempre bem vindas.

ELOS= Você acha que a crítica pode fazer o poeta aperfeiçoar-se, ou desistir da poesia?

R= Pessoalmente creio que toda crítica bem intencionada, sempre leva ao crescimento
Desistir por causa de uma crítica....Jamais!!!!

ELOS= Como você definiria o seu estilo?

R - Como não me considero poeta....meu estilo é LIVRE.

ELOS= Acha a poesia rimada, perfeita?

R= Gosto da poesia rimada,acho muito bonita....
e perfeição só existe em Jesus!

ELOS= Alguma vez já teve alguma poesia sua roubada, adulterada ou com o famoso "Autor Desconhecido"?

R= Sim...algumas.

ELOS= Está certo repassar poesias sem autoria?

R= Entendo que devemos procurar a autoria sempre...

ELOS = O que você nos diz sobre a arte de fazer cirandas de poetas, tão em voga nos Grupos poéticos?

R= Sou supeita de comentar sobre cirandas..rss, mas é extremamente interessante notar que, de um poema ou melhor um título, nascem muitos outros poemas, entendo as cirandas como um exercício poético maravilhoso.

ELOS = E sobre duetos e entrelaces, acha válido essa forma de interagir com poesias?

R= Sim claro!!!!vejo duetos e entrelaces como uma conversa poética.
Para isso é necessário uma boa sintonia, entre os poetas.

ELOS = O que deseja para a poesia dentro do mundo capitalista?

R= Que ela continue sendo simplesmente "Poesia".

ELOS = Sua inspiração é espontânea ou você precisa de momentos específicos para escrever?

R= Escrevo quando sinto necessidade...espontaneamente.

ELOS = Já editou algum livro de papel?

R= Não....e nem tenho intenção de fazê-lo.

ELOS = Defina a poesia e a participação dela nos meios literários.

R.=" Poesia..momento de encanto...dentro da mágia"
Extremamente importante e necessária, nos meios literários.

ELOS = Qual a poesia sua que mais gosta?

R= Naturalmente sempre a última....

Obrigado por tão preciosa entrevista e aceite nossos efusivos Parabéns, por sua linda participação. Esperamos que continue a abrilhantar os Grupos com seus maravilhosos poemas.

Eu que agradeço esse carinho.
beijos
Teka Nascimento



Despedindo da Solidão!!!

Teka Nascimento


Sabe Solidão.....
Bebemos do mesmo vinho!Partilhamos

a mesma taça,Entrastes em meu caminho...Fui de ti a caça!!!

Eu chorava...e tu me consolavae mais e mais,

tu se apossavas!

Teve em suas mãos a minha vida,e eu?

achava que tu me amavas! Hoje peço que partas!!!!

Pois tu deixou-me amarga!

Solidão...não quero mais a sua cizânia.

Quero viver a sorrir a larga!!!

Não creio que do poeta,Sejas tu a inspiração!

Poeta é pura emoçãoE vive da mais linda ilusão!!!

Parte Solidão......chegou a tua hora,

Um amor lindo.. chegou e ficou.

No meu coração não tens mais aurora.

Vai..da mesma forma que chegou!!

L.Pta.28/11/200720:59hsPublicado no Recanto das Letras

em 28/11/2007Código do texto: T756933

Nenhum comentário: